28, 29 e 30 de março de 2025

Mais de 30 anos de história

“A paixão dos encantadenses pela música, que é de fato uma linguagem universal e de grande importância cultural, se traduz no Canto da lagoa, um festival realizado por várias mãos e muitos corações.”Um grupo de amigos, apaixonados pela música e por seus instrumentos, frequentemente se encontravam para tocar e cantar à beira da Lagoa de Garibaldi nos finais de semana. Em meados de 1991, da cantoria despretensiosa, já simulando um concurso de música, Adroaldo Conzatti, prefeito da época, lançou a ideia de fazer realmente um festival. Em março de 1992 a Administração Municipal realizou a primeira edição do Canto da Lagoa, num formato de menor porte, sem obrigatoriedade de músicas autorais e sem registro em áudio. A segunda edição surgiu para solidificar sua história. Em 1993, com a obrigatoriedade de composições inéditas e uma premiação bastante decidida garantiram a presença de grandes intérpretes e compositores, além do registro oficial em áudio. Nos anos subsequentes o festival se tornou referência no meio musical em todo o país e países do Mercosul simbolizando também um grande padrão para o município de Encantado.

Cronograma

Estudantil

30 de março de 2023

Regional

31 de março de 2023

Instrumental

31 de março e 01 de abril de 2023

Nacional

01 de abril de 2023

Final

02 de abril de 2023

Informações da 18º edição do Festival

Inscrições

As inscrições para todas as fases iniciam no dia 10 de janeiro de 2025 e encerram-se no dia 10 de fevereiro de 2025, e serão realizadas única e exclusivamente pelo site.

Apresentações

 28/03/2025 e 29/03/2025 (classificatória das categorias: Instrumental, Urbana e Livre) 30/03/2025 (categoria juvenil e fase final)

Seleção

Serão selecionadas pela Comissão de Triagem e Julgamento 18 músicas no total, sendo: 04 músicas instrumentais, 04 músicas urbanas e 10 músicas livres

Assista a última edição

Canto da Lagoa 2023 – Fase Regional

Canto da Lagoa 2023 – Fase Nacional

Canto da Lagoa 2023 – Grande final

Banda Maskavo

Com influências do reggae jamaicano, a banda Maskavo se destacou por suas letras que abordam temas como amor, conscientização social e a busca por um mundo melhor. Ao longo dos anos, conquistou um grande público com seu estilo único, mesclando reggae com elementos de outros gêneros e consolidando-se como uma das principais representantes do reggae no Brasil. A banda se apresenta no palco do Canto da Lagoa no dia 28 de março.

Duca Leindecker

Duca Leindecker se apresenta no dia 29 de março no palco do Festival com um tributo especial aos 20 anos do Cidadão Quem. O show celebra o legado da banda gaúcha, que marcou a cena musical brasileira com suas músicas icônicas. Duca, vocalista do Cidadão Quem, trará ao público uma performance emocionante, relembrando grandes sucessos e momentos que fizeram história ao longo dessas duas décadas, prometendo um espetáculo cheio de nostalgia e energia para os fãs do rock nacional.

DJ Guz Zanotto

No domingo, dia 30, DJ Guz Zanotto promete agitar o público na grande final do Festival. Conhecido por suas mixes vibrantes e ecléticas, Guz Zanotto traz uma performance eletrônica cheia de energia, misturando diversos estilos e criando uma atmosfera única para fechar o evento com chave de ouro. Sua apresentação será o encerramento perfeito para a jornada musical, prometendo um espetáculo de ritmo e emoção que ficará na memória de todos os presentes.